Sexologia – O Que É?
O olhar da sociedade sobre o sexo tem ficado mais sóbrio, profundo e maduro a cada ano que passa e, chegando já ao 1º quarto do Século XXI, é possível dizer que aprendemos algumas boas lições sobre a sexualidade humana.
Não somos mais tão prematuros e instintivos ao lidar com o sexo – ou pelo menos uma parte considerável da sociedade não é. Já compreendemos que o sexo não é apenas uma manifestação física, mas uma resposta complexa que envolve fatores físicos, mentais e até mesmo espirituais.
Não à toa sexo é assunto das mais diversas áreas e levanta polêmicas por onde passa. Falar de sexo provoca, instiga, movimenta. Abordar a sexualidade nos faz questionar pensamentos, ações e intenções. Estudar e aprender sobre sexo desconstrói tabus históricos e nos faz avançar enquanto grupo social.
E é exatamente isso que faz a Sexologia.
O que é Sexologia?
O Blog do Tarot já apresentou situações diversas que nos mostram como a nossa relação com o sexo e os padrões de comportamento sexual que mantemos indicam nuances e questões muito além do físico e fisiológico, como, por exemplo:
Fingindo Orgasmos
Fetiche e Saúde
Autoimagem e Sexo
Esses artigos nos ensinam como o sexo pode ser um dos muitos caminhos para perceber e compreender questões psicológicas e emocionais que afetam nossa mente e qualidade de vida e nos levam até questões muito mais sérias e complexas que o simples prazer sexual.
Há também pessoas que conseguem ir ainda mais além da sua própria psique através do sexo e da sexualidade, estabelecendo conexões e experiências que alimentam suas necessidades relacionais e espirituais, transformando o ato sexual em uma espécie de rito (quase) sagrado que aprofunda sua experiência na Terra. É possível entender essa dinâmica através de textos como:
Tantra: Muito Além da sexualidade
Energia Sexual
Liberdade Sexual
Esses pontos já nos fazem entender que o sexo é muito mais que uma interação física que propicia prazer ou procriação.
Sexo é pensado, sexo é vivido, sexo é bem-estar, sexo é saúde.
Assim sendo, a sexologia é uma forma científica de compreender todas essas conexões e possibilidades do universo sexual de forma a oferecer suporte, orientação e conhecimento para viver o sexo da melhor e mais benéfica maneira possível.
Sexologia e Psicologia
Para muitos, é difícil compreender o conceito de Terapia Sexual. Uma das primeiras dúvidas que surgem é quanto à relação entre Sexologia e Psicologia, que é, na verdade, bem simples:
A sexualidade de cada indivíduo é tão única quanto o próprio indivíduo. Assim como a psicologia trabalha cada paciente a partir de sua própria individualidade, a sexologia também explora todas as questões relacionadas à experiência única que cada um tem com sua própria sexualidade.
Falar de sexo é sempre uma imersão no universo de cada indivíduo, pois remete às mais variadas perspectivas sobre questões físicas, psicológicas, sociais, morais e até mesmo religiosas que aquela pessoa experiência ao longo da vida.
É claro que essas questões não vêm todas prontas e resolvidas para nós já nos primeiros contatos com o sexo e precisam ser trabalhadas ao longo da vida, o que é facilitado com o trabalho de um sexólogo e através da terapia sexual.
É normal que a percepção quanto ao sexo e à sexualidade vá sendo ampliada gradativamente, passando a compreender cada vez mais nuances e abrangências conforme vamos amadurecendo o nosso olhar da mesma forma que ocorreu com a própria percepção da sociedade sobre o sexo.
Os primeiros indícios que temos de observações e análises sobre a experiência sexual humana é oriunda da Grécia Antiga, quando o olhar era ainda voltado às respostas sexuais, disfunções, práticas e costumes. Logo, a ética também começou a compor parte fundamental da análise sobre o sexo.
Sim, a ética sempre foi percebida como inerente ao sexo, isso não é de hoje e não é novidade do politicamente correto. Sexualidade e ética são práticas inseparáveis.
Só a partir do século XIX surgia na Inglaterra e na Alemanha um olhar mais completo e analítico que ia para além do sexo e suas regras sociais, inaugurando a sexologia como uma importante ferramenta para o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e conquista de uma vida com mais satisfação e bem-estar.
Os principais nomes da Sexologia nessa época foram Sigmund Freud e Helen Singer Kaplan.
Então, o que faz a sexologia na prática?!
A Ciência da Sexologia
Psicólogos estudiosos da sexologia observam a sexualidade humana por perspectivas diversas afim de entender a influência de todas as áreas da vida na resposta sexual e também o caminho inverso – como a sexualidade afeta nossos relacionamentos, sentimentos e atitudes na vida. Essa análise multifacetada da sexologia sobre a mente e comportamento humano é profunda, abrangendo áreas essenciais e tradicionais como medicina, psicologia, sociologia e antropologia.
Mais profundamente, sexologia também contempla questões específicas como reprodução, direitos, relacionamentos, consentimento, diversidade de sexo e gênero, prazer, saúde física, mental e sexual e até possíveis contravenções e comportamentos criminosos engatilhados por problemas com a sexualidade.
Sexólogos são vistos como especialistas em todas as ramificações do comportamento humano e muitas vezes atuam juridicamente com pareceres no julgamento de crimes por conhecerem a fundo todos os possíveis transtornos sexuais que um indivíduo possa desenvolver.
A sexualidade nos acompanha por toda a vida e apresenta manifestações diferentes em cada fase pela qual passamos, desde crianças até a senioridade. Por padrão, ignoramos a sexualidade por parte considerável de nossa vida e isso pode afetar a forma como lidamos com muitas questões, como relacionamentos, autoestima, autoconfiança e até nossos valores morais e éticos através de eventos incompreendidos e traumas que sofremos durante a vida sem que sejam devidamente tratados e compreendidos.
Apesar de pouco procurada pela sociedade em geral, um especialista em sexologia pode nos ajudar a entender os mecanismos cerebrais que envolvem a sexualidade e tornar nossos instinstos, curiosidades e desejos muito mais fáceis de lidar, colocando-nos no controle da nossa vida sexual, que se torna muito mais leve, saudável e prazerosa!
Principais Áreas da Sexologia
Quando finalmente procurados, os sexólogos são capazes de nos ajudar com alguns temas bastante frequentes quando o assunto é sexualidade, como:
- Queda ou Ausência de Libido;
- Abstinência Sexual;
- Problemas no Desempenho Sexual;
- Problemas de Autoestima;
- Traumas ou Medos em Geral;
- Gênero e Preferências Sexuais;
- Relacionamentos Afetivos e Sexuais.
Quem pode dizer que nunca teve dificuldade em pelo menos um desses itens?!
A dica do Tarot de hoje trouxe a atuação dos sexólogos para estimular um olhar cada vez mais atento sobre a sexualidade. Uma vida sexual ativa e saudável pode transformar sua realidade e trazer uma vivência plena e muito satisfatória, impactando em todas as demais áreas da vida.
Desejamos aos clientes do Motel Tarot uma vida leve e muito feliz e estamos prontos para recepcioná-los 24horas por dia, todos os dias, mesmo em feriados e recessos!
Sempre que quiser praticar as dicas que o sexólogo te der, é só escolher sua suíte favorita e fazer sua visita!!
Texto originalmente postado em 04/06/2020 e atualizado em 30/03/2022.
Imagem Destacada por freepik – br.freepik.com