Blog

O Afrodisíaco é Real?

Já falamos sobre o mito da ação dos feromônios no universo do sexo, chegou então a hora desse outro tema clássico quando falamos em libido e sexualidade: o poder afrodisíaco.

O Encantamento Afrodisíaco

O termo é originado da deusa grega do amor, Afrodite, e se refere a coisas que estimulam a libido humana. Geralmente, ao pensar em propriedades afrodisíacas, a primeira imagem que nos vem à mente são alimentos como amendoim, pimenta, ostras e também algumas bebidas alcóolicas, como vinho ou catuaba.

A verdade é que o potencial dos alimentos afrodisíacos é muito mais relacionado à imaginação humana que a características presentes na sua composição. A imagem do poder afrodisíaco é muitas vezes originada por lendas popularizadas ao longo da história, relacionando alguns alimentos ao sexo por contextos simbólicos, como cores predominantes, formatos, propriedades nutricionais ou até mesmo o comportamento do animal que produz o alimento, como o caso dos ovos de codorna, por exemplo.

A ideia de que ovos de codorna sejam afrodisíacos é simplesmente pelo fato de as codornas terem uma atividade sexual intensa, com várias relações em um curto espaço de tempo, similar ao comportamento dos coelhos. A hipótese é que essa alta capacidade sexual seja transmitida nos ovos, mas não há nenhuma base científica para levar essa teoria a sério.

O encantamento gerado com o assunto é tão instigante que, além dos alimentos afrodisíacos tradicionais, substâncias bastante exóticas e até perigosas também chamam a atenção e instigam pessoas a testar sua eficiência em aumentar o tesão e o prazer sexual.

Apesar de um dos principais motivadores para o apelo afrodisíaco ser a melhora da performance e frequência sexual, ao longo da história, os alimentos ditos afrodisíacos eram mais relacionados à fertilidade que ao prazer sexual, chegando até a serem usados como medicamentos.

Isso não significa que não exista mudança no desejo sexual das pessoas que fazem uso desses gatilhos afrodisíacos. Mas a explicação para a sensação de aumento da libido quando da ingestão desses alimentos é atribuída à predisposição que a pessoa nutre em relação ao assunto e, ao testar suas possibilidades ingerindo algum alimento afrodisíaco, já está à espera de qualquer desejo sexual que possa surgir.

Mas, então, em que fundamento se baseia toda essa ideia de que alimentos podem influenciar diretamente a experiência sexual?

O Poder Afrodisíaco

Analisando os casos de alimentos apontados como afrodisíacos, percebe-se que, na verdade, eles são alimentos com propriedades energéticas, ou seja, geram uma potencial energia ao organismo, que fica mais propício à prática de atividades físicas que causem gasto energético, entre elas, o sexo. Isso significa não que os alimentos despertem sozinhos o desejo sexual, mas sim que dão energia ao corpo, que fica mais apto para realizar esforço físico. Caso haja uma atividade sexual na sequência, atividade essa que demanda energia, o indivíduo se sentirá realmente “com mais gás”.

Outra característica muito comum dos alimentos ditos afrodisíacos é a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, ação similar ao do clássico remédio azul que estimula a ereção peniana. Isso acontece porque substâncias encontradas nesses alimentos têm a capacidade de estimular a dilatação dos vasos e aumentar o fluxo sanguíneo ou até apresentam propriedades antiinflamatórias.

Algumas dessas susbtâncias são arginina, óxido nítrico, ácidos graxos, quercetina e tantas outras que desempenham tais efeitos quando sintetizados pelo organismo humano. Mas o efeito afrodisíaco delas é muito mais perceptível em pessoas que já apresentam uma circulação sanguínea minimamente comprometida, pessoas completamente saudáveis dificilmente perceberão alguma alteração ao ingerir tais substâncias.

Apesar do efeito positivo na melhora do fluxo sanguíneo, a relação com a estimulação do desejo sexual ainda não foi comprovada por dados ou estudos. Diferentemente do que se pensa, o que é de fato comprovado é o efeito oposto em um caso específico: o álcool. Apesar de a ingestão alcóolica ocasionar uma maior excitação geral do organismo, que em muitas pessoas é manifestada por um maior desejo sexual, o desempenho na cama pode ser negativamente afetado por ele.

Até o momento, o único consenso entre dieta, libido e desempenho sexual na comunidade médica e acadêmica é a velha receita: alimentação balanceada e nutritiva, hábitos saudáveis, saúde mental e uma vida cotidiana satisfatória. Não há atalhos ou subterfúgios para conquistar o prazer no sexo. Esse é um objetivo de longo prazo que deve ser buscado diariamente através de uma vida com saúde.

Para você não perder as esperanças e encontrar o caminho para a felicidade e o prazer na cama, deixaremos algumas matérias com dicas fundamentais que você pode começar a por em prática imediatamente:

Higiene Íntima
O Poder do Olfato no Sexo
Sexologia – O Que É
Remédios – Efeitos Colaterais/a>
Sexualidade é Saúde
Fetiche e Saúde

O Afrodisíaco e o Imaginário

Se o poder afrodisíaco é muito mais relacionado ao mental que ao bioquímico, não à toa, muitas pessoas afirmam e confirmam sua existência e ainda apontam fontes afrodisíacas para além da alimentar, como paisagens, experiências e lugares. Mais recentemente, muito se fala também do Intelectual Afrodisíaco, a capacidade de gerar interesse e tensão sexual nas pessoas pela forma como pensa, interpreta o mundo, expressa suas ideias. Esse é o caso da Sapiossexualidade, comentada no texto sobre as Caracterizações Sexuais.

E essa possibilidade afrodisíaca não é totalmente anulada ou refutada pelos especialistas, mas o crédito vai muito mais para o poder do imaginário humano e suas fantasias que para o objeto tido como afrodisíaco em si, que funciona apenas como um meio, uma ferramenta simbólica para estimular o desejo.

Isso acontece porque o cérebro tende a vincular o repertório de experiências sexuais positivas com os itens do contexto em que a relação se deu. Por exemplo, se você teve um encontro incrível na praia, há a tendência de que considere o mar e o verão como estimulantes sexuais muito mais potentes que dias de chuva, que, para outra pessoa, podem ser o cenário perfeito para uma boa transa, por exemplo.

Por isso, te convidamos a montar a sua própria lista de itens que são afrodisíacos para você e já planejar o que trazer na sua próxima visita ao Motel Tarot!

Estamos te esperando!

 

Texto originalmente postado em 29/10/2020 e atualizado em 30/09/2022.

Imagem Destacada por Marina Pershina via Pixabay 

2 Comments

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643