Blog

Sexualidade é Saúde?

Que sexo é parte fundamental da vida não há mais dúvidas para os leitores do Blog do Tarot, mas como podemos analisar a vivência da sexualidade como uma questão de saúde?

Muito diferente do que se pode pensar, sexualidade vai muito além do simples ato sexual, é o traço do comportamento humano que reflete as sensações, emoções, necessidades e desejos da pessoa, tanto no nível físico como psicológico. Pela própria definição, já se percebe que a expressão sadia da sexualidade passa por áreas distintas da vida e abarca um debate bastante profundo e complexo.

Assim, entende-se que estar com a sexualidade bem resolvida é uma questão de saúde! Mas como podemos promover o desenvolvimento saudável da sexualidade?

Sexualidade Saudável

Primeiramente, vamos às definições.

A definição mais aceita atualmente e corroborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para saúde sexual é a seguinte:

 

“Um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade, exigindo uma abordagem positiva e respeitosa com a sexualidade, com as relações sexuais, bem como com a possibilidade de se ter prazer e experiências sexuais seguras”.

 

Há aí 3 pontos importantíssimos frequentemente debatidos por aqui: Respeito, Segurança e Prazer. Esses são os pilares básicos para que o Ser Humano seja capaz de desfrutar de sua sexualidade de maneira positiva e saudável.

A publicação Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva do Ministério da Saúde, datada de 2018, aponta a sexualidade como aspecto central na vida das pessoas e a OMS reconhece a satisfação sexual como um dos aspectos necessários para a qualidade de vida.

Ainda assim, a percepção ampla da sexualidade ainda está se desenvolvendo na sociedade. Até poucos anos atrás, percebíamos o sexo com muito distanciamento da esfera social, ficando relegado apenas às questões físicas, ainda com pouca atenção ao prazer emocional e relacional que a sexualidade pode oferecer. Essa desatenção acaba deixando necessidades sufocadas e limitando espaço para a canalização dos desejos do indivíduo, gerando frustrações e ansiedades em relação ao sexo, que podem ser acompanhadas de efeitos colaterais em outras áreas da vida.

Essa dinâmica pode ser ilustrada pela alta prevalência de transtornos sexuais no Brasil (e no mundo) e pelo número de casos clínicos com ligação direta com as questões de sexualidade mal resolvidas. Já explicamos um pouco a influência do desconforto mental na performance sexual em textos como Distúrbios Sexuais e Autoimagem e Sexo, nos quais fica claro como a saúde mental e a realização sexual mantêm uma relação de influência mútua.

Sexualidade em Pauta

Quando se fala em sexualidade estão sendo levantadas questões como a expressão, o erotismo, o prazer, a afetividade, o amor, enfim.. uma gama ampla de variáveis do comportamento humano, expressada por pensamentos, fantasias, desejos, atitudes, comportamentos, afetos e relacionamentos. Ao longo da vida, somos ensinados a perceber a sexualidade através de várias perspectivas distintas, mas é preciso praticar o autoconhecimento para entender quais características da sexualidade humana são mais ou menos importantes para cada um de nós como indivíduos.

Afinal, constituindo parte da psique humana, a sexualidade para cada pessoa se apresenta de forma única e individual. Por isso, mantemos abordagens variadas nas dicas e sugestões que trazemos em nossos conteúdos por aqui, para que você seja capaz de perceber a multiplicidade que o sexo oferece ao Ser Humano e seja cada vez mais apto a entender quais abordagens satisfazem você e como incorporá-las em sua vida cotidiana, criando uma realidade muito mais feliz e plena para si e favorecendo também as outras áreas da sua vida afetadas pela manifestação da sexualidade.

Para entender como essa dinâmica de prazer sexual se dá de maneira individual e diferente em cada pessoa, é preciso observar como acontece a Resposta Sexual Humana (RSH):

Com o estudo de diversos autores ao longo do tempo, chegou-se ao consenso de que a RSH ocorre em três dimensões que interagem entre si – são as dimensões biológica, psicológica e social. Isso significa que não apenas o corpo precisa reagir a um estímulo sexual, mas também é preciso ter desenvolvido características subjetivas, como a capacidade de confiar, de sentir-se valorizado, de controlar a ansiedade e a impulsividade quase instintiva que o estímulo sexual engatilha, por exemplo.

Nessa perspectiva, a OMS afirma que “saúde sexual é a integração dos elementos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser”. Aí já começamos a entender como a história de vida, cultura, costumes e vínculos sociais de cada pessoa vai influenciar de uma maneira única a forma como ela sente e experiencia o sexo.

As Dimensões da Resposta Sexual Humana

Vejamos o que cada uma das 3 dimensões representa na dinâmica sexual.

A dimensão biológica da RSH já foi explicada em detalhes no texto Disfunções Sexuais e trata justamente da parte essencialmente física do sexo.

Na seara psicológica, a grande questão é a necessidade humana de demonstrar e expressar sua capacidade afetiva (entre essas expressões, está o sexo). As pessoas se sentem valorizadas pela capacidade de despertar o desejo no outro e ter seu desejo despertado pelo outro. Não à toa, pessoas com dificuldades de lidar e demonstrar sentimentos têm maior tendência a ter problemas sexuais durante a vida. Essa situação foi exposta no Relatório Resposta Sexual Humana que compõe os Periódicos Científicos da PUC-Campinas. Outra tendência apontada pelo relatório é que casais com um ambiente sexual comprometido estão mais suscetíveis a desenvolver problemas de comunicação e fragilizar o relacionamento.

Esse impacto do sexo em fatores emocionais mostra como a sexualidade está envolvida em níveis muito mais complexos que o simples desejo físico. Afinal, o estímulo sexual é um gatilho para uma série de comportamentos e escolhas extra-sexo que fazemos na tentativa de encontrar, conquistar e manter um parceiro sexual e afetivo ao longo da vida.

É claro que o sexo não é o único gatilho e nem deve ser. Mas é justamente ao perceber que seu impacto em nossa vida em geral está desequilibrado que podemos reencontrar questões escondidas na complexidade humana. A falta de libido pode ser um problema fisiológico ou emocional, a falta de confiança na conquista pode indicar um problema de autoestima, o desinteresse pela interação e conquista sexual pode apontar para uma depressão em potencial, por exemplo.

Além de tudo isso, há ainda a dimensão social, que se refere à maneira como o contexto em que estamos inseridos influencia a forma como percebemos, buscamos e experienciamos o sexo de acordo com os padrões da sociedade, sejam do ponto de vista ético, moral, religioso ou qualquer outra manifestação cultural de uma sociedade.

Abordamos mais profundamente a influência da estrutura social na sexualidade em AutoImagem e Sexo, mostrando como o ambiente em que estamos inseridos impacta nossa relação com nossa própria sexualidade e como podemos nos proteger de influências negativas.

 

Conhecer é Poder!

Já deu pra perceber como quando falamos em Sexualidade, estamos nos referindo a muito mais que sexo, não é?

A sexualidade é realmente um tema muito amplo e profundo e por isso está recebendo tanta atenção de médicos, psicólogos e outros especialistas nos últimos anos. Com o passar dos anos, o tema vem ganhando maturidade e o debate sobre sexualidade galgando espaço nas suas variadas camadas.

Quando sugerimos que você desenvolva a sua sexualidade individualmente e com o(s) parceire(s), estamos falando sobre ampliar o olhar para além do sexo e a disseminação de conhecimento de qualidade sobre as questões da sexualidade é determinante para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas pela vivência plena e saudável da sexualidade.

Sabemos os muitos tabus que o universo erótico ainda carrega em nossa sociedade e como eles podem afetar nossa saúde, sexualidade e bem-estar. E, para perceber os impactos de uma sexualidade com faltas, é preciso que a compreendamos. Conhecer a si mesmo, entender suas necessidades e desejos e saber como lidar com eles todos os dias é um dos passos para uma vivência plena e feliz e é por isso que sexualidade é sim uma questão de saúde!

Como atuantes da área de motéis, fazemos questão de trazer sempre conteúdos atualizados para que os leitores e clientes do Tarot possam experienciar o sexo e todas as suas questões inerentes de forma saudável e prazerosa.

 

Texto originalmente postado em 16/04/2020 e atualizado em 07/10/2021.

Imagem Destacada por The Creative Exchange via Unsplash

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643