Blog

Kama Sutra: O Ensinamento Milenar

Nada mais justo que, depois de levantar hipóteses e previsões sobre o futuro do sexo, retomemos aprendizados e ensinamentos do passado, afinal, como podemos aprender mais do que analisando a história que já aconteceu?

Para isso, abordar os ensinamentos do Kama Sutra pareceu uma escolha óbvia. Os escritos que deram origem ao livro mais famoso do universo do sexo remontam ao século IV a.C. e fazem parte da literatura religiosa da Índia. Sim, religiosa! Diferentemente do que muitos pensam, o Kama Sutra pouco fala sobre sexo, mas sim muito sobre as relações afetivas e amorosas.

É claro que os escritos clássicos trazem também a parte erótica do amor e, por isso, o Kama Sutra se tornou a maior referência sexual do mundo moderno e sempre que o termo surge, logo recai em piadas e brincadeiras sobre safadezas e muita diversão na cama. Mas a realidade não é bem assim.

 

O Amor do Kama Sutra

 

O Kama Sutra faz parte de uma produção de escrita sânscrita que vai muito além do sexo. O livro foi escrito por um filósofo indiano chamado Mallanaga Vatsyayana baseado em manuscritos que então já contavam com 800 anos de sobrevivência. O objetivo do texto era abordar 3 dos principais objetivos da vida segundo o hinduísmo: Dharma (uma vida virtuosa), Antra (prosperidade material) e Kamadeva (nome do Deus hindu do Amor).

Sutra é o termo usado para ‘texto técnico’, ou seja, um compilado das máximas e dos aforismos, no caso, sobre o amor. Kama Sutra significa, então, algo como Manual do Amor. O Kama Sutra é apenas uma parte do conteúdo da obra de Vatsyayana, na qual a parte referente ao Amor é a menor das 3. Publicado originalmente sob o nome Vatsyayana Kamasutram (algo como “Aforismos do Amor” por Vatsyayana), o texto completo aborda muito mais que posições sexuais e traz ensinamentos e conselhos sobre a conquista amorosa, o relacionamento afetivo e como melhorar a sexualidade e o desempenho sexual.

Ou seja, em outras palavras, o Kama Sutra é muito mais como um manual sobre nossa vida afetiva, da qual faz parte o sexo.

Com relação ao Amor e ao Sexo, a mensagem principal do livro é atentar aos 5 sentidos humanos. Audição, tato, olfato, visão e paladar podem e devem fazer parte da conquista, da manutenção e da vivência do Amor. Por isso, os encontros com o ser amado devem ser planejados com cuidado e atenção, para que possam agradar o parceiro em todos os seus sentidos.

Outra mensagem do livro é a criação gradual e constante de intimidade entre os parceiros e seus corpos. Por isso, o livro conta com tantos relatos e descrições de beijos, carícias e, claro, posições sexuais. Tudo para ajudar as pessoas a criar intimidade com o ser amado e incitar todos os seus sentidos físicos, de forma a viver o Amor da melhor maneira.

“Foi dito por alguém que não há ordem ou momento exatos entre o abraço, o beijo e as pressões ou arranhões com as unhas ou dedos, mas que todas essas coisas devem ser feitas, de um modo geral, antes que a união sexual se concretize. (…) Vatsyayana, entretanto, pensa que qualquer coisa pode ocorrer em qualquer momento, pois o amor não se incomoda com o tempo ou ordem.”

Ilustração Kama Sutra via Wikimedia Commons

Amor e Sexo

Como se pode perceber, tanto na sabedoria antiga quanto nas relações interpessoais do presente e nas previsões para o futuro, o grande ponto do sexo é muito além da Hora H ou do Ponto G. A esfera física dos relacionamentos é parte de uma dinâmica afetiva muito maior. O sexo é sim fundamental em qualquer relacionamento amoroso e precisa ser tratado com respeito e atenção, mas ele pouco significa quando vivido sem considerar o lado afetivo.

Isso não significa que o sexo sem compromisso ou por pura diversão seja errado ou ruim, longe disso. Viver uma sexualidade com liberdade e prazer é essencial para que o sexo seja algo positivo na vida de quem o pratica e isso é já uma realidade indiscutível. Mas isso também não significa que apenas sexo seja suficiente para uma vida saudável, plena e feliz.

Já é passada a hora de entedermos que o sexo é parte da vida e deve ser tratada com a devida atenção e cuidado que todas as outras. É sobre isso que falamos ao defender Sexo é Saúde!e que Sexualidade é Saúde!

Ilustração Kama Sutra via Wikimedia Commons

 

Kama Sutra e Tecnologia

Depois de dado o recado, agora vem a parte boa!

O conteúdo do Kama Sutra não foi criação única do filósofo indiano, boa parte das dicas são oriundas da sabedoria védica antiga e foram apenas compiladas por Vatsyayana, que adicionou seus comentários aos conceitos e orientações que remontam a diversos pensadores e teológos da antiguidade.

Ao todo, foram descritas 64 posições sexuais, acompanhadas de algumas dicas eróticas que já passaram por aqui, como o uso de óleos essenciais, velas aromáticas e música para intensificar o momento de prazer.

Já demos a dica por aqui também de que o mundo é tecnológico! Apesar de o Kama Sutra trazer conceitos tão antigos e consolidados, há muitas maneiras de usá-los na modernidade. Uma delas são os aplicativos de posições sexuais. Afinal, todo mundo já quis dar uma folheada em um Kama Sutra, mas poucos venceram a vergonha estigmatizada e de fato foram atrás de um, não é mesmo?

Justamente para resolver essa questão, surgiram os apps, basta procurar por Kama Sutra na sua loja de aplicativos e escolher o que mais te agrada! Opções pra se divertir não faltam: dá para listar as suas posições preferidas, as que ainda quer testar, montar um histórico das posições já feitas, escolher uma trilha sonora para o momento e até ver as posições em 3D para entender como executá-las!

 

Ilustração Kama Sutra via Wikimedia Commons

Se você preferir a versão em papel, há ainda a possibilidade de encontrar versões mais modernas do Kama Sutra, com muitas ilustrações e suuuuuper estilizadas, indo além das 64 posições originais e incluindo muitas dicas para fazer do sexo um momento único e especial, como vêm nos ensinando os hindus há tantos séculos.

Encontre seu Kama Sutra preferido, escolha sua suíte no Motel Tarot e delicie-se com o melhor que o sexo pode te proporcionar!

Quando testar e aprovar novas posições, não esqueça de deixar sua dica nos comentários pra gente testar também!

 

Imagem Destacada por Pexels via Pixabay

Imagens do texto via Wikimedia Commons

 

Texto originalmente postado em 16/01/2020 e atualizado em 08/04/2021.

1 Comment

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643