Blog

BDSM

Com certeza você já ouviu falar em BDSM e com mais certeza ainda você tem diversas dúvidas e curiosidades, mas provavelmente nunca teve coragem de perguntar. 

A ideia de BDSM pode soar um pouco estranha e vem carregada de muitos tabus, que impedem que a informação correta chegue até de nós e que elas possam ser absorvidas – e praticadas – de forma saudável. 

Então trouxemos aqui algumas informações sobre o universo BDSM para você ficar mais íntimo com o conceito e te deixar seguro para aproveitar algumas das práticas que ficaram tão famosas mundo afora.

Assim você pode ficar bem à vontade quando estiver nas suítes do Tarot e surgir aquela proposta inusitada!

 

BDSM

BDSM é um acrônimo que representa uma ampla gama de práticas eróticas na tentativa de potencializar o sistema somatossensorial e o imaginário durante o sexo – ou seja, trazer mais e mais fontes de prazer para o universo sexual.

O acrônimo se refere a algumas práticas sexuais bastante conhecidas:  

BD: Bondage & Disciplina;
DS: Dominação & Submissão;
SM: Sadismo & Masoquismo. 

No geral, as práticas de BDSM envolvem diferentes condições de dominação e submissão aliadas a diferentes doses de sadismo e/ou masoquismo que ficam condicionados à preferência dos praticantes.

Na verdade, a prática é muito mais natural do que se imagina. O sistema somatossensorial citado é a capacidade do organismo de experimentar as diferentes sensações do meio no qual está inserido. Nas práticas de BDSM são usados estímulos sensoriais para potencializar tais sensações, relacionando-as ao imaginário sexual.

Ou seja, são utilizados objetos e brinquedos para causar sensações como calor, frio, dor, cócegas e carícias em geral para ativar os diferentes receptores somatossensoriais espalhados pelo corpo e ampliar as sensações físicas durante o sexo.

Para sair do óbvio e criar mais e mais sensações, aproveita-se também as possibilidades do imaginário fetichista da mente humana através de provocações que implicam em condições de Dominação e Submissão, fazendo com que os estímulos físicos fiquem ainda mais intensos!

 

Erótico, Visual e Psicológico

Você pode estar começando a entender porque sempre que procura por BDSM na internet as fotos parecem seguir uma linha estética pré-planejada.

Os padrões estéticos são muito importantes dentro do universo BDSM justamente porque os estímulos visuais têm um impacto muito forte no imaginário sexual – é um dos estímulos mais poderosos e irresistíveis para homens e mulheres.

Ele é capaz de despertar gatilhos tanto para o desejo quanto para as tendências de Dominação e Submissão tão presentes no universo BDSM. Basta lembrar as cenas de filmes que abordam a temática e como quando um dos parceiros está amarrado ou com movimentos limitados, o outro parece passar mais tempo observando-o que realmente tirando proveito de sua posição privilegiada.

É o clássico momento em que eles estão aproveitando os estímulos visuais para curtir a sensação de Dominação e Submissão.

Por isso algumas das técnicas mais praticadas no BDSM têm uma preocupação grande com a estética – lingeries, amarrações, cores, texturas.. é tudo pensado para causar o máximo possível de estímulos visuais.

 

Bondage

O Bondage ganhou tanta força até fora do universo do BDSM justamente por aliar esses dois lados principais: a relação submissão e dominação com um forte apelo estético.

O impacto das amarrações do bondage vão muito além do universo sexual – invadiram editoriais de moda, viraram temas de desfiles e coleções e são tema de concursos mundo afora.

Os materiais usados nas amarrações são muito importantes para os praticantes, que os escolhem de acordo com preferências visuais e estéticas, mas também pelas sensações que causa na pele e corpo e possibilidades de nós e amarrações que proporciona.

 

BDSM e Dor

A dor pode ou não fazer parte do universo do BDSM- tudo depende do gosto dos praticantes. O sistema somatossensorial é dividido em 3 subsistemas – Tato, Dor e Propriocepção (músculos, tendões e articulações).

Isso significa que as sensações podem ser buscadas através de estímulos dos 3 tipos. O mais importante, como em qualquer outra prática social e principalmente sexual, é o gosto pessoal de quem o pratica.

Por isso os brinquedinhos mais famosos desse universo são extremamente variados, incluindo vendas, algemas, penas, cordas, chicotes, velas artificiais..

Imagem com alguns acessórios comuns nas cenas de BDSM - Ilustração por Espressolia via Pixabay

O Mais Importante!

É justamente por se tratar de um acordo entre os participantes e depender de suas preferências pessoais que o BDSM é uma prática saudável, democrática e consensual.

Na linguagem dos praticantes, é usada a sigla SSC – São, Seguro e Consensual.

Qualquer ato praticado durante o sexo que extrapole o acordo, a vontade e a liberdade dos envolvidos não é BDSM. Por isso, é comum e indicado que, antes das prática BDSM ser iniciada, exista uma conversa que estabeleça os limites de cada um e defina palavras, sinais e gestos que interrompam imediatamente a ação.

Principalmente entre os iniciantes, é muito comum que determinadas práticas pareçam interessantes e estimulantes na teoria, mas na prática causem dor, incômodos e desconfortos indesejados que ATRAPALHAM o estímulo sexual e acabem com o clima do sexo invés de o estimularem.

Para garantir a segurança, é comum existir, além dos sinais e gestos, algumas palavras de segurança ou Safewords, que façam a prática cessar imediatamente ao serem ditas, priorizando o prazer e bem-estar de cada um – e mantenham a libido em alta!

 

 

E aí, será que o BDSM é pra você?! Que brinquedinhos você gostaria de experimentar?

Conta pra gente!

 

Texto originalmente postado em 07/02/2019 e atualizado em 09/07/2020.

Imagem Destacada por S B via Pixabay

 

4 Comments

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643