O Que é Libido?
Oi, razão da minha libido!
Você pode ter esquecido, mas essa frase despertou a curiosidade de muita gente e fez com que a pergunta ‘O que é libido?’ fosse a mais buscada na categoria O que é no Google em 2019.
Piada ou não, esse fato inusitado levantou algumas questões interessantes. A primeira e mais óbvia: muita gente ainda não sabe o que é libido! E como saber, se ninguém fala disso?!!
Para resolver esse problema, estamos aqui para falar sobre a tão famosa libido.
O que é libido?
Libido é uma palavra de origem latina que significa desejo ou anseio. Atualmente, a conotação da palavra é diretamente direcionada ao desejo sexual. Tecnicamente, libido é o princípio do desejo de satisfação sexual e está presente na primeira fase do processo sexual, como vimos em Disfunções Sexuais.
A libido é determinante para desfrutarmos de uma sexualidade saudável, pois ela influencia a nossa resposta sexual, ou seja, quanto mais elevada a libido, mais suscetível a pessoa fica aos estímulos sexuais e quanto mais baixa a libido, menos suscetível.
E como manter a libido alta? Vejamos, a libido é engatilhada por uma série de fatores, numa interação entre condições hormonais, fisiológicas e psicológicas e quaisquer condições que impactem esses sistemas podem fazer com a que a libido caia ou aumente, como gravidez, doenças psicológicas, fases de transição como menopausa e também alguns fatores externos, como uso de medicamentos, alimentação, prática de exercícios físicos, manejo de estresse, enfim.
Isso significa que de nada adianta tentar forçar o desejo sexual se a sua saúde em geral, inclusive a saúde mental, não estiver em dia! Assim, para manter a libido regulada, não adianta recorrer a alternativas caseiras ou fórmulas mágicas que os amigos te sugerem, é preciso contar com ajuda médica afim de avaliar quais questões podem estar causando alterações e saná-las para que seu corpo naturalmente reative seu desejo sexual.
Libido nas Diferentes Fases da Vida
Dada a relação direta com a saúde, é normal que a libido se altere conforme vivenciamos as diferentes fases da vida. Geralmente, a causa da oscilação da libido é ocasionada por um grupo de fatores interligados, mas as alterações hormonais têm sempre grande influência nessa relação. Nas mulheres, a cada ciclo menstrual, pode haver pequenas mudanças nos níveis hormonais que impactem a libido, fazendo com que ela se altere ao longo do ciclo e também de um ciclo para outro. Essas mudanças são sutis e variam de organismo para organismo, não havendo uma regra padrão que funcione para todas.
Os homens também estão suscetíveis a variações hormonais por causas diversas, experienciando oscilações de libido tanto quanto as mulheres. Em ambos os casos, a variação do desejo sexual pode ser um sintoma de questões de saúde que precisem de atenção. Por isso, o autoconhecimento é essencial para que possamos perceber rapidamente as variações e saber quando essa variação pode indicar um olhar mais atento!
Conhecer o seu corpo e as sensações por ele proporcionadas é essencial para que mantenhamos a sexualidade e a saúde em dia.
Entendendo Seus Gatilhos
Para além da repercussão gerada pelo caso polêmico da frase ‘razão da minha libido’, outra tendência também se mostra verdadeira – a crescente descoberta do sexo. Já falamos muito por aqui como o assunto vem sendo cada vez mais abordado pela sociedade, chegando a níveis cada vez mais profundos de informação.
Uma das descobertas que vem ganhando bastante destaque nessa perspectiva é o lado não físico do sexo. Até muito pouco tempo, era consagrada a visão do sexo como algo estritamente carnal, instintivo, irracional. Conforme mais descobertas e estudos vão sendo realizados, mais se percebe que essa relação meramente física não é assim tão verdadeira. O maior entendimento sobre a libido é um dos avanços que trazem essa conclusão.
Como citamos, apesar de hoje o termo já ditar uma relação direta com o desejo sexual, a dupla mais famosa da psicologia, Freud e Jung, considerava a libido como um desejo para muito além do sexo, mas que comportava toda a energia mental do ser humano, estando presente desde a infância e transformando-se ao passar por diferentes fases ao longo da vida.
Essa interpretação, aliada à influência multifatorial para a manutenção da libido em termos biológicos, ajuda a explicar por que não há fórmula mágica para o prazer no sexo. Afinal, o que é sexy e estimulante para um é completamente diferente do que é sexy e estimulante para o outro! Já é sabido por especialistas e estudiosos que os gatilhos sexuais e estímulos mais eficientes para despertar o tesão são completamente pessoais e efêmeros.
Hoje, muito além de ‘procurar o Ponto G’ ou saber as ‘dicas para enlouquecer o parceire na cama’, sabemos que o tesão depende de conexão, admiração, fantasias e interesse pessoal. Não à toa o fator físico fica cada vez mais despriorizado nas relações, sejam elas pontuais ou duradouras.
Essa tendência é manifestada nas mais diversas formas, seja nos casos de Pessoas Assexuais, de pessoas interessadas na Energia Sexual invés de aparência física do parceire, em casos de relacionamentos com robôs sexuais e tantas outras formas de efervescer a libido que não com um puro sexo casual e selvagem.
O fato é que hoje a experiência sexual pode ir muito além da transa, mas depende de cada um conhecer seu próprio corpo, seus desejos, suas fantasias e seus limites para poder explorar tudo que a prática mais gostosa do mundo tem a nos oferecer!
Agora que você já sabe o que é libido e como cuidar para que ela esteja sempre ativa, não há desculpas para dispensar aquele convite para uma noite inesquecível no Motel Tarot! Escolha sua suíte preferida e divirta-se com aquele que é a razão da sua libido!
Imagem Destacada por Kurt Francois via Unsplash