Blog

Benefícios do Pompoarismo

Que a cultura oriental nos oferece uma série de conhecimentos e práticas milenares que podem melhorar e muito a qualidade de vida em terras ocidentais não é novidade para ninguém. Mas você sabia que o Pompoarismo é mais um desses ensinamentos? Pois ele é!

Pompoarismo gera curiosidade e mistério sempre que o assunto surge na conversa! O termo pomposo dá a impressão de ser um ritual complexo exclusivo de verdadeiras Damas do Sexo, mas a verdade é que ele está muito mais próximo de cada um de nós do que parece.

Vejamos!

 

História do Pompoarismo

A prática surgiu no sul da Índia, foi aperfeiçoada ao passar pelo Japão e pela Tailândia e ganhou o nome Pompoarismo do Tamil, um idioma falado no Sri Lanka. Já deu pra perceber que a técnica está imersa em conhecimento e contato com culturas diversas, né?

Não há registros precisos sobre a origem da prática dos exercícios do pompoarismo, uma vez que eles eram parte de uma arte antiga, denominada Sahajôli, cujos ensinamentos eram transmitidos de forma oral entre a sociedade. Até hoje não existem muitos detalhes sobre tal arte, mas sabe-se que ela envolvia a realização de celebrações ritualísticas envolvendo fertilidade e magia.

O Sahajôli compunha uma proposta que envolvia corpo, mente e emoções. Para participar dos rituais, as mulheres recebiam treinamentos prévios e geralmente praticavam o sacerdócio ou pertenciam às altas camadas sociais. Notadamente tais mulheres tinham uma relação muito positiva com a energia do feminino, tendo boa autoestima, uma relação muito consciente com seus corpos e relacionamentos sociais.

Outra característica comum era que as mulheres participantes do ritual tinham partos mais fáceis que as demais mulheres. Hoje, percebe-se, já através de estudos clínicos e científicos, a relação dos exercícios vaginais propostos e realizados em meio ao Sahajôli com essa facilidade no parto, uma vez que os efeitos dos exercícios envolvem o fortalecimento da musculatura pélvica e vaginal, favorecendo o trabalho de parto.

Alguns defendem que o Sahajôli e seus preceitos ritualísticos tenham origem já no Kama Sutra, obra indiana escrita por Vatsyayana que promove ensinamentos sobre as relações humanas e o comportamento sexual que as permeia. O texto Kama Sutra: O Ensinamento Milenar traz a fundo o conteúdo dessa obra. Há também correntes que atribuem os ensinamentos do pompoarismo diretamente ao Tantra, que também tem conexões que vão muito além do sexo, descritas em Tantra: Muito Além da Sexualidade e Massagem Tântrica.

A história conta ainda que o pompoarismo chegou ao Ocidente com o pós-guerra, quando soldados americanos voltavam do solo oriental e relatavam o contato sexual que tiveram durante sua estada no estrangeiro. Surpreendidos pela potência das apresentações e shows eróticos comuns no Oriente, em que as mulheres usavam a força da vagina para práticas diversas como assoprar vela, lançar dardos e atirar bolinha de ping-pong na plateia em demonstração do poder feminino e dos corpos, o discurso dos soldados na volta pra casa girava em torno do cunho sexual do pompoarismo, incapazes de compreender as reais intenções da prática e das apresentações, seja por incompatibilidade linguística ou cultural, proferindo ao pompoarismo uma percepção unicamente sexual, como é a prevalência até hoje.

Independentemente da origem exata e dos percalços históricos, os conhecimentos acerca da relação humana com suas emoções, suas relações e, inevitavelmente, com o sexo eram muito comuns na cultura oriental antiga e passaram por diversos pontos do globo ao longo da história, absorvendo saberes diversos que contribuíram para compor o que hoje conhecemos como Pompoarismo e que tantos benefícios traz a seus praticantes e adeptos.

Pompoarismo – O Que É?

E então do que se trata essa técnica capaz de conferir força e potência para a região pélvica?

Basicamente, o pompoarismo é uma série de exercícios focados em fortalecer a musculatura da região vaginal, que inclui o assoalho pélvico, região com função fundamental durante a gestação e o trabalho de parto.

O ineditismo da prática está justamente no foco em um região muito pouco exigida e trabalhada pelas pessoas ao longo da vida, mas que vem ganhando cada vez mais atenção tanto do público quanto da comunidade médica/fisioterapeuta. A atração gerada está nos muitos benefícios que a atenção com a região pélvica pode trazer para a saúde e sexualidade do indivíduo.

Os exercícios praticados no pompoarismo contribuem para fortalecer a musculatura pélvica/vaginal, promovendo maior controle e sensibilidade na região, e, por consequência, amenizando os sintomas de vaginismo (dor na penetração), contribuindo com o tratamento da incontinência urinária e minimizando as chances de desenvolver distopias pélvicas (quando um órgão sai de seu posicionamento normal, como o prolapso uterino ou a famosa “bexiga caída”).

Na prática, o pompoarismo consiste em uma série de diferentes movimentos de contração vaginal, uma espécie de ginástica íntima que, assim como os exerícicios físicos que estimulam a saúde dos demais músculos do corpo, ajuda a promover a elasticidade, força e controle da região, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar e favorecendo o indivíduo em situações que exigem o desempenho da região, como a atividade sexual, gestação e/ou trabalho de parto.

Benefícios do Pompoarismo

A prática dos exercícios do pompoarismo traz diversos benefícios diretos e indiretos para a saúde e bem-estar do organismo, conferindo maior autonomia sobre o próprio corpo, beneficiando a relação do indivíduo consigo mesmo e uma autoestima mais satisfatória.

Os exercícios promovem o fortalecimento do Assoalho Pélvico – região composta por intestino, bexiga, uretra, útero, vagina e ânus, portanto, os efeitos envolvem benefícios em atividades relacionadas a todas essas áreas.

Vejamos alguns dos efeitos benéficos do pompoarismo por área:

Benefícios do Pompoarismo para a Saúde

  • Prevenção e Tratamento de Incontinência Urinária;
  • Melhora na coordenação motora da região, facilitando o trabalho de parto e recuperação pós-parto;
  • Regulação do ciclo menstrual e alívio de cólicas menstruais;
  • Regulação e diminuição de sintomas da menopausa;
  • Prevenção contra flacidez vaginal e hemorroidas;
  • Prevenção de infecções vaginais.

Benefícios do Pompoarismo para a Sexualidade

  • Aumento da libido;
  • Melhora da lubrificação vaginal;
  • Maior controle da musculatura vaginal durante o sexo;
  • Controle de dores durante a penetração ou o ato sexual;
  • Aumento da sensibilidade e prolongamento do prazer, podendo facilitar o orgasmo;
  • Melhora da elasticidade vaginal, evitando machucados ou traumas que podem ocorrer durante o ato sexual.

Assim como qualquer outro exercício, o pompoarismo promove, além dos benefícios físicos percebidos no organismo, também efeitos na relação psíquica com o corpo e beneficiam o bem-estar geral do praticante, contribuindo com a promoção de autoconhecimento e autocontrole do próprio corpo, melhorando a autoestima e conferindo uma relação mais saudável e prazerosa da pessoa consigo mesma, com seu corpo e com as sensações que ele pode gerar a ela e a outras pessoas.

Iniciando no Pompoarismo

Maravilha, só notícias boas até agora! E o que fazer para iniciar a prática?

Assim como toda atividade física, é possível adaptar a prática à sua vida cotidiana e ir avançando na complexidade dos exercícios conforme você for ganhando familiaridade e conhecimento.

Há uma série de exercícios que podem ser realizados em casa, sem nenhum acessório ou preparação especial e que já podem ir iniciando uma relação mais próxima com os músculos da região pélvica. Os exercícios básicos são voltados para aprimorar sua capacidade de consciência corporal e controle sobre a região, sendo mais focada no seu domínio mental.

Após ganhar certa autonomia nessa tarefa, os exercícios vão aumentando a complexidade e alcançando novos desafios. Mas é bom lembrar: o ideal é procurar um profissional que possa te guiar por esse caminho e te ajude a compreender a dimensão e limites dos exercícios e do seu corpo.

É importante que estejamos com a saúde ginecológica em dia antes de iniciar a prática. Condições específicas de saúde como gravidez, endometriose, introdução recente de DIU ou doenças como miomas ou infecções podem exigir mais cuidado e impor algumas restrições de movimentos, por isso, é importantíssimo fazer um check-up antes de começar para garantir todos os benefícios que o pompoarismo oferece à sua saúde!

Consulte um ginecologista e um fisioterapeuta pélvico para pedir orientação, tirar todas as dúvidas e indicar os melhores exercícios para você!

 

Texto originalmente postado em 11/06/2020 e atualizado em 28/02/2022.

Imagem Destacada por freepik – br.freepik.com 

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643