Blog

Sex Toys

Que o autoconhecimento é um fator fundamental para o prazer sexual, ninguém discorda. Por aqui, já fizemos essa afirmação incansavelmente em diversos textos. Mas a prática ainda é um tabu – tanto para homens quanto para mulheres.

Sabemos que uma das principais formas de conhecer seu próprio corpo, seus estímulos favoritos e como engatilhar essas sensações é.. testando. Para isso, há diversos caminhos: estando sozinho, com o parceire, com suas próprias mãos, com o auxílio de objetos com texturas, tamanhos e temperaturas diversas. A única regra aqui é: experimentar.

E uma boa alternativa para testar todas essas diferentes sensações é o uso de sex toys! O quanto você sabe sobre eles?

 

Sex Toys – Isso é um tabu?

O mais clássico quando falamos em Sex Toys é o uso de vibradores. Eles são de longe o brinquedinho mais frequente na rotina sexual das pessoas e têm chamado mais e mais atenção ao longo dos anos.

Historicamente, o uso de vibradores tem significados distintos para as pessoas. Alguns entendem que vibradores são a alternativa que mulheres (ou homens!) usam quando o parceire não é capaz de satisfazê-los, outros entendem que vibradores servem para suprir o desejo quando a pessoa está sem parceires disponíveis, outros mantêm ainda a (bizarra) ideia de que seu uso tem relação com promiscuidade e/ou vulgaridade.

A verdade é que nada disso tem a ver com o real motivo que leva as pessoas a usarem o brinquedo, uma vez que a motivação é sempre a busca por sensações gostosas com seu corpo! Quem não gosta de sentir prazer, independente do contexto? Todo mundo abre um sorrisinho feliz quando sente alguma sensação agradável. E é exatamente isso que as pessoas querem ao buscar por um vibrador: sentir prazer.

E as pessoas têm tido cada vez mais facilidade de compreender isso. O mercado de produtos eróticos vem registrando forte crescimento e a pandemia deu um boom nessa tendência, chegando a registrar alta de até 50% na comercialização de vibradores na comparação com o período pré-isolamento, movimentando a comercialização de mais de 1 milhão de apetrechos no Brasil, segundo dados do portal Mercado Erótico.

Em 2020, esse mercado já movimentava US$ 78 bilhões, conforme dados apresentados pela Allied Market Research. Nesse mesmo ano, o número de empreendedores atuantes nesse ramo tri-pli-cou e 76% dessas empresas são comandadas por – pasmem – mulheres.

Em números mundiais, o mercado norte-americano é responsável por metade das compras de produtos eróticos, local onde 43% dos casais afirmam usar sex toys durante a pandemia (sim, casais!).

Apenas com esses dados já é possível perceber que os grandes tabus envolvendo sex toys e sexualidade caem por terra. As mulheres estão cada vez mais livres e no controle de seu próprio prazer sexual e o uso de vibradores já é visto como um aliado potente para a vida sexual, seja entre casais ou não.

Atualmente, os sex toys têm sido usados como uma forma de inovar no cotidiano, variar as formas de obter prazer sexual e um ótimo jeito de experimentar novas sensações, uma vez que eles têm funções diversas, uma infinidades de tamanhos e formatos variados, texturas inusitadas e até variam na sensação térmica que podem proporicionar.

Sejamos honestos, uma variação muito além das possibilidades que o corpo humano oferece. E não há nada de errado nisso.

Vibradores e Sex Toys

Nessa tendência, os vibradores são ainda os queridinhos da galera, talvez por serem mais famosos ou por terem seu uso muito facilmente compreendido. O primeiro modelo elétrico surgiu no mercado em 1902, aparecendo nas prateleiras de eletrônicos antes de clássicos como ferro de passar roupa ou aspirador de pó.

A proposta na época, era usar o produto para massagear o corpo e atuar contra dores musculares. Logo, percebeu-se que era eficiente também para amenizar os sintomas da chamada “histeria”, na época enquadrada como uma doença, mas depois percebida como um comportamento típico de pessoas afetadas por estresse e irritabilidade. Sabemos bem como a satisfação sexual tem efeitos diretos na saúde mental e estabilidade emocional das pessoas e, é claro, o uso do vibrador para satisfazer os desejos libidinosos foi se mostrando positivamente eficiente e tornando-se cada vez mais predominante entre as pessoas.

De lá pra cá, muito mudou. Em 1920, os vibradores já ganharam conotação sexual, inaugurando o Mercado Erótico, com os famosos Sex Shops. Atualmente esse segmento é chamado de Mercado de Bem-Estar Sexual e o produto destaque do momento é o Bullet, vibrador com aparência bastante discreta que tem a grande preferência do público. Seu uso é fácil, potente e é comercializado a preços mais baixos, sendo uma das principais portas de entrada para o uso dos vibradores e outros brinquedos.

Portanto, se você nunca usou um e está pensando em experimentar, talvez o bullet possa ser uma boa ideia! Mas não é a única opção. Vibradores que contam com alta tecnologia e funcionalidades mais robustas também vêm ganhando espaço, atingindo já crescimento de 40% na procura.

Segundo estudos do Prosex (Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo), 40% é também o índice de mulheres que não se masturbam. E o motivador principal é ainda o tabu quanto à masturbação feminina e o uso dos vibradores.

Para sanar esse vácuo, atuam am SexTechs – modelos de negócios que trazem inovação para o setor, pensando e produzindo modelos muito mais variados que os consolos fálicos e os bullets, desenhados especificamente para promover e incentivar uma melhora e aprofundamento da relação feminina com o prazer sexual.

Nessa intentada, surgem vibradores e outros brinquedinhos com design discreto, ergônmico, com diversas opções e funções para agradar a todo tipo de corpo e gosto. Seja de mulheres ou de homens. A comunicação também tem nuances diferenciadas, com tons mais acessíveis para deixar os interessados confortáveis em descobrir as possibilidades e com forte ênfase na própria educação sexual, garantindo que, além dos produtos, as pessoas ganhem também em saúde e autonomia no prazer.

Ou seja, se você está nessa guinada para tornar a sua vida sexual mais saudável, intensa e criativa, opções e informações não faltam, seja qual for o seu perfil, basta pesquisar que encontrará algo pensado exatamente para você!

Aderindo aos Sex Toys

Se ainda assim você não se sente completamente confortável em entrar nesse universo, há mais uma opção!

Muitas marcas e portais apostam fortemente na produção e disseminação de informação de qualidade para deixar as pessoas confortáveis e seguras no sexo, seja usando brinquedos eróticos ou não.

Aqui há também formatos e propostas variadas que podem atender a qualquer perfil: blogs, podcasts, fóruns de debate, grupos para troca de experiências, exclusivos para homens/mulheres, aplicativos.

A verdade é uma só: o sexo já não cabe mais no tamanho de seu tabu social e está estourando todas as bolhas. Uma vida sexual ativa, saudável, segura e confortável já é reconhecidamente um direito de todos que tiverem interesse em experimentá-la e não há barreiras instranponíveis.

Basta procurar seus métodos, meios e preferências que com certeza há algumas (muitas) opções para você!

E aí, quem vai embarcar nessa?!

 

Imagem Destacada por Dainis Graveris via Unsplash

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643