Dia Mundial da Saúde Sexual
Falamos constantemente por aqui sobre a importância que a sexualidade tem na vida e saúde de qualquer pessoa. A forma como lidamos com nossa sexualidade influencia nossa saúde física, mental e psicológica e isso vai muito além do sexo. Mas você sabia que essa importância é celebrada anualmente em todo o mundo?
Dia 04 de setembro é o Dia Mundial da Saúde Sexual. Em 2020, a celebração dessa data pela Associação Mundial para a Saúde Sexual (AMSS) completará 10 anos.
Apesar de todos os avanços conquistados nos últimos anos – alguns deles foram compilados pelo Motel Tarot e podem ser vistos em O Sexo da Década: Anos 2010, há ainda inúmeros desafios para vivermos uma sexualidade plena e eles são encontrados nas mais variadas áreas.
Um deles é relacionado com aspectos morais e religiosos, que exercem forte influência na sociedade mundial e vem aumentando seu prestígio perante as decisões estatais. Algumas polêmicas recentes nessa seara foram a proposta de formação para educadores no combate à homofobia e o debate quanto à legalidade e validade do aborto.
Tais discussões levantam inúmeros argumentos para ambos os lados, tanto pró quanto contra, e não iremos abordá-los nesse texto.
A verdade é que quando o assunto sexo vem à tona, temas paralelos acabam tomando conta do debate e isso prejudica o desenvolvimento de políticas que estimulem o aprendizado da população sobre o universo da sexualidade e garantam saúde sexual ao redor do mundo. É justamente esse o objetivo do Dia Mundial da Saúde Sexual: tratar a sexualidade e reprodução como aspectos fundamentais da vida humana, ampliando e dando voz às ações que atuam na garantia da saúde da população.
Saúde Sexual
É importante reforçar o conceito de Saúde Sexual segundo as definições da AMSS e OMS (Organização Mundial da Saúde): Saúde Sexual é o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, que requer uma abordagem positiva da sexualidade e das relações sexuais, promovendo a um só tempo uma experiência sexual segura, livre de discriminação e prazerosa.
Para atingir os objetivos do Dia Mundial da Saúde Sexual, é preciso esclarecer e reforçar as relações do âmbito sexual com as demais áreas da saúde e psique humana. Por isso, ao falar sobre saúde sexual, falamos também em aspectos biológicos e hormonais, procriação, doenças sexualmente transmissíveis, higiene íntima, liberdade individual e privacidade, relações interpessoais e ainda muitos outros temas, todos eles complexos e fundamentais para uma vida plena e feliz.
Aí adentramos ao que é conhecido como Educação Sexual, também outro tema que gera polêmicas e desinformação sempre que é abordado. A Educação Sexual é simplesmente a promoção da Saúde Sexual, ao passo que se refere ao processo de proporcionar conhecimento e esclarecer dúvidas de temas relacionados à sexualidade humana.
Dúvidas essas que são compartilhadas por todos nós e que muitas vezes acabam sem resposta por toda uma vida, já que os muitos tabus que envolvem a sexualidade humana em nossa sociedade nos fazem sentir medo e vergonha tanto por não saber quanto por perguntar.
Para promover o acesso à informação e incentivar a educação sexual, convidamos você a descobrir um pouco mais desse universo e conquistar uma sexualidade cada vez mais livre, segura e feliz:
Sexo
Saúde
Relacionamentos
Curiosidades
E, claro, convidamos também a colocar os aprendizados em prática em nossas suítes! Faça sua pré-reserva!
Imagem Destacada por Bruno /Germany via Pixabay