Blog

Massagem Tântrica?

Vivemos temporadas sequenciais de muita tensão e preocupação. Independente da idade, profissão ou estilo de vida, em determinado ponto parece que estamos carregando o peso do mundo nos ombros e percebemo-nos completamente exaustos.

É aí que precisamos relaxar, que precisamos nos conectar com as pessoas e desfrutar de um pouco de carinho, afeto, atenção, relaxamento e diversão. Por isso, a dica de hoje será uma maneira um pouco diferente de conseguir tudo isso: a massagem tântrica!

Ainda uma novidade para muitos, mas uma verdadeira paixão daqueles que já experimentaram seus benefícios, a massagem tântrica é uma prática super erótica, mas que oferece muito mais que sensualidade para seus adeptos.

Vejamos como isso acontece.

 

Tantra

Já abordamos um pouco do que se trata essa filosofia em Tantra: Muito Além da Sexualidade, mostrando como essa é uma corrente super alinhada com os valores da sociedade contemporânea, exaltando os traços matriarcais, sensoriais e desrepressores do comportamento humano.

O Tantra percebe o sexo da mesma maneira que trazemos aqui no Blog do Tarot: como parte da existência humana, assim como a saúde, espiritualidade, alimentação, desenvolvimento. O sexo (e o prazer sexual) faz parte da vida humana e deve ser exaltado como todas as demais esferas da vida, proporcionando uma vivência integral entre o físico, o mental e o espiritual.

Assim, essa visão propõe que corpo e alma não são partes desvinculadas entre si, mas sim completamente conectadas, não sendo possível nutrir o espírito sem que o corpo também esteja sendo tratado com atenção, carinho e respeito. É a partir dessa concepção que entra em cena a parte “física” do tantra, entre os quais estão os famosos sexo tântrico e a massagem tântrica.

 

Massagem Tântrica

Uma das palavras-chave do Tantra é o equilíbrio entre forças e energias complementares, entre elas as energias feminina e masculina (lembrando que tanto a energia feminina quanto masculina estão presentes em todos os seres, portanto, as práticas valem para quaisquer configuração de casal, não apenas casais heterossexuais cisgênero).

É a partir dessa proposta de equilíbrio dos diferentes polos energéticos que o tantra e, principalmente, a massagem tântrica promove a conexão entre o casal praticante, fortalecendo os vínculos e desenvolvendo a conexão entre os indivíduos. Com isso, o casal pode levar os ganhos trabalhados no físico para a conexão afetiva e relacional no convívio não-sexual da relação.

A massagem é diretamente relacionada à conexão da energia corporal com a energia espiritual. Para isso, ela foca na estimulação dos chakras, pontos focais das diferentes energias presentes no corpo. O objetivo é movimentar a energia a partir da estimulação física, despertando a energia sexual e fazendo-a fluir por todo o corpo.

Na percepção tântrica, todo o corpo é capaz de experienciar e gerar de prazer. Não há partes erógenas, pois todo o corpo é erógeno. Diferente do sexo, a massagem tântrica não objetiva chegar a um clímax sensorial, mas sim manter a energia em movimento, promovendo, a um só tempo, tanto o relaxamento quanto a intensificação das sensações, gerando não um orgasmo, como um pico e foco de prazer, mas um prazer generalizado e contínuo.

Massagem Tântrica na Prática

O leitor já deve ter percebido que a massagem tântrica é um evento em si mesma e não um meio para chegar a um fim. Ela não é como uma preliminar comum, uma preparação ou convite ao sexo, é a própria massagem o ato principal. O que vier depois é um novo evento e não uma sequência planejada antecipadamente.

Assim, se você estiver interessado em experimentar essa proposta, deve estar de mente aberta para dedicar toda a sua atenção e seu tempo à massagem tântrica, sem pensar em qualquer outra coisa.

Como já citamos, isso não significa que é apenas um momento espiritual ou meditativo, é preciso considerar também todas as questões físicas de uma massagem comum, ou seja, proporcionar um ambiente adequado, um momento livre de preocupações e outras distrações, um local confortável que permita que as sensações sejam plenamente aproveitadas e acessórios como óleos, aromatizantes e música ambiente também são muito bem vindos.

Para proporcionar uma massagem tântrica completa, é importante aliar aos estímulos físicos e sensoriais, as energias mentais. Portanto, prepare, além do ambiente, também sua mentalidade. Esteja presente e entregue ao momento, disposto a vivenciar e experienciar as sensações, visões, cheiros e todos os estímulos que o momento proporcionar. Uma massagem tântrica sem a mentalidade direcionada é apenas uma massagem comum.

Poderíamos aqui preparar um passo a passo completo de como iniciar, realizar e finalizar uma massagem tântrica, mas acreditamos que essa ritualização tem pouco a ver com a proposta do Tantra. Muito mais importante que a performance, são as sensações naturais que a interação da massagem vai proporcionar.

Para o leitor que quiser um manual da massagem tântrica, há diversos na internet e uma simples pesquisa nos buscadores trará uma seleção incrível para suas primeiras massagens, mas a sugestão aqui será a da entrega. Prepare o ambiente, prepare a sua mente e sua energia e mergulhe completamente no momento, sem pré-planejar por quais partes do corpo iniciar, quais pontos tocar, onde fazer mais ou menos pressão e deixe que o momento guie seus passos e as sensações indiquem quais áreas, movimentos e intensidades são adequadas.

O real poder do tantra e da massagem tântrica é proporcionar o conhecimento, a descoberta do corpo, das sensações e da conexão entre os praticantes, que passarão por uma experiência renovadora, intensa, de abertura e (re)conhecimento de si mesmo e do parceire, mas isso só acontecerá quando houver presença, plenitude e naturalidade no encontro e não um roteiro pronto a ser seguido.

Pra você que gostou da proposta e quer tentar essa experiência riquíssima, as Suítes do Tarot estão de portas abertas pra viver esse momento com vocês! Escolha sua favorita e conte para nós quais os efeitos da massagem tântrica na sua vida!

 

Imagem Destacada por Christin Hume via Unsplash

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643