Blog

Anorgasmia

Um dos tópicos mais abordados por nós em 2020 foi a questão da sexualidade saudável e como o acesso à informação de qualidade é essencial para conquistarmos uma vida sexual mais ativa, prazerosa e satisfatória.

Para seguirmos nessa direção, traremos aqui um assunto pouco debatido, mas mais comum do que imaginamos: a anorgasmia. Já comentamos algumas das causas dessa disfunção em Tabus da Sexualidade e agora iremos aprofundar um pouco mais no tema.

 

O que é anorgasmia?

A anorgasmia é considerada uma doença que impede ou dificulta a pessoa de chegar ao orgasmo. Essa condição tem maior incidência nas mulheres e é causada tanto por fatores físicos quanto psicológicos, além do uso de medicamentos e outras drogas que podem afetar a sensação de prazer, causando dor e desconforto na relação sexual.

Entre as causas físicas estão envelhecimento, doenças preexistentes, tabagismo e abuso de álcool. Entre os fatores psicológicos estão depressão, tabus morais, pressões sociais e religiosas, histórico de abusos sexuais ou traumas, insegurança no sexo ou com a relação, problemas de autoestima e outros.

Para entender melhor como fatores psicológicos afetam nossa capacidade de sentir prazer, confira a pesquisa realizada pelo especialista em dados Seth Stephens Davidowitz em Autoimagem e Sexo.

Além da incapacidade de atingir o orgasmo mesmo quando há estimulação e desejo na relação sexual, a anorgasmia pode também causar dor em toda a região pélvica de homens e mulheres, como dor nos testículos, dor no ventre e na região anal. Essa dor pode desencadear uma aversão ao contato sexual e agravar o quadro psicológico do paciente, engatilhando traumas e fobias.

 

Tipos de Anorgasmia

Com tantas causas variadas, a anorgasmia também se apresenta de diferentes formas em cada pessoa. Ela pode se manifestar apenas em momentos específicos e/ou com parceiros(as) específicos(as) ou de forma crônica e constante. Tecnicamente, estão classificados em 4 tipos diferentes:

  • Primária: Quando o indivíduo nunca conseguiu atingir o orgasmo
  • Secundária: Quando o paciente para de sentir orgasmos de determinado momento em diante
  • Situacional: A incapacidade de atingir orgasmos é engatilhada por algum evento específico – como algum estímulo sexual ou um determinado parceiro/local, por exemplo
  • Generalizado: A incapacidade de atingir orgasmos acontece por motivos variados e inconstantes

 

Tratando a Anorgasmia

Como toda e qualquer doença, assim que os primeiros sintomas sejam identificados, deve-se procurar ajuda médica especializada, seja um(a) urologista ou um(a) ginecologista.

Em especial a anorgasmia exige uma investigação profunda de suas causas para determinar o tratamento ideal. Ou seja, não há um remédio mágico ou uma profilaxia padrão que resolva todos os casos, por isso, não adianta seguir os conselhos do seu/sua amigo/amiga que já passou por isso ou as dicas encontradas na internet porque elas muito provavelmente não resolverão o seu caso e podem inclusive piorar a sua condição.

A investigação das causas da anorgasmia pode indicar a existência de outras doenças que até então passaram despercebidas por nós e estão desencadeando os sintomas, por isso é essencial que se preste atenção aos sinais que o corpo dá e agir ativamente na normalização da situação.

Por isso mesmo, a anorgasmia apresenta tratamentos variados e atenção a fatores diversos como estilo de vida, análise terapêutica, avaliação da qualidade das nossas relações pessoais e ponderação das crenças e tradições que guiam nosso comportamento.

Vamos começar 2021 com muita saúde e prazer? Se você sente qualquer tipo de desconforto ou dor durante a relação sexual, procure seu/sua médico/médica de confiança e investigue as causas! Por um 2021 com muita saúde e prazer!

 

Imagem Destacada por Pexels via Pixabay 

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643