Pole Dance
Praticar Pole Dance virou uma febre nos últimos tempos, alguns apenas surfaram na onda, mas muitos seguem apaixonados por essa dança pra lá de sensual.
O que será que tem motivado tantas pessoas a aderirem às aulas de Pole Dance?
Pole Dance – O que é?
Pole Dance é uma atividade física que mescla dança e ginástica utilizando uma barra vertical – uma espécie de poste – e dividido em várias modalidades, como fitness, artístico e, claro, sensual.
É uma atividade física bastante completa, pois trabalha o corpo todo, principalmente membros superiores, membros inferiores, abdômen e costas.
Úma aula de Pole Dance traz exercícios tanto com e sem a barra, pois para conseguir realizar os movimentos é necessário certo preparo físico.
Apesar de ter ganho mais notoriedade recentemente, a modalidade já é praticada há cerca de 250 anos. Ela surgiu com ginastas que faziam apresentações circenses em postes de madeira – sim: o pole dance foi criado por ginastas homens! Curiosidade que é quase um grito em tempos de luta contra o machismo.
O pole dance iniciou sua aproximação com a imagem de dança erótica quando dançarinas de boates perceberam o forte apelo sensual que os movimentos dos ginastas na barra poderiam ganhar e passaram a utilizá-lo para suas apresentações de striptease, seguidas por dançarinas burlescas que também passaram a usar a barra em suas aprensentações cômicas e zombeteiras.
Ainda que seja uma prática bicentenária, apenas nos anos 1980 que as primeiras documentações acerca do Pole Dance começaram a surgir nos Estados Unidos e Canadá, mas de lá pra cá, a modalidade vem ganhando um sólido e amplo espaço em todo o mundo.
Atualmente, o Pole Dance já se distanciou da conotação sexual e está consolidado como uma modalidade esportiva, mas isso não impede seus praticantes de utilizarem os aprendizados em performances pra lá de sensuais.
Uma prática para todes
A principal vantagem do Pole Dance como atividade física é que ele fortalece todos os músculos do corpo e não regiões específicas. Isso porque apenas para manter-se preso à barra é necessário manter músculos do corpo todo contraídos (isometria), trabalhando também funções motoras, flexibilidade e equilíbrio.
A região do abdômen é uma das mais beneficiadas, porque é justamente a contração abdominal que mantém o corpo equilibrado com sustentação no ar. Além dele, os músculos do braço também são bastante exigidos, pois grande parte dos exercícios exigem o apoio das mãos na barra ou a força dos braços na transição dos movimentos.
O Pole Dance configura uma modalidade esportiva completa, mas com espaço para todos. Os movimentos praticados variam de acordo com o condicionamento físico de cada praticante, de forma que qualquer pessoa esteja apta à prática e possa se beneficiar dos ganhos em termos de preparo físico. Não há restrições de biotipo, idade, gênero ou peso. As únicas condições são para pessoas com algum tipo de restrição médica como labirintite (os movimentos são dinâmicos e podem gerar crises ou complicações) ou problemas de coluna, que devem requisitar uma opinião médica antes de se aventurar na barra.
Benefícios à Saúde
Os benefícios do ponto de vista físico são muitos, entre eles, emagrecimento (a prática exige bastante em termos de energia), flexibilidade e força. Esses argumentos por si só já fazem muita gente ficar interessada na dança sensação do momento, afinal, quem aí não quer ficar com o corpo sarado e esbajando sáude?
Mas a verdade é que há ainda outros benefícios que fazem do poledancer um ser quase irresistível:
- A prática e os movimentos desafiadores acabam proporcionando um grande conhecimento e controle do próprio corpo, é preciso estar atento a todas as sensações e sinais que o corpo dá ao praticante para performar as poses com desenvoltura.
- Cada movimento parece impossível para quem nunca o realizou. Isso significa que, ao conseguir realizar cada passo e posição pela primeira vez, o praticante ganha aquela sensação gostosa de ‘Missão Cumprida’, ‘Desafio Vencido’ que mexe com a autoestima de qualquer um e, com o tempo, transforma-se em uma autoconfiança e segurança de si mesmo que extravasa o Pole Dance e repercute em todos os aspectos da nossa vida cotidiana.
- Além destes, há ainda a bomba natural de hormônios que a dança e atividade física combinadas jogam no nosso corpo, como adrenalina, endorfina e serotonina, responsáveis por manter nosso bem-estar e satisfação com a vida.
Agora, o óbvio. Além de todos esses benefícios, basta ver um vídeo curto de um poledancer para perceber o intenso potencial sensual da dança. Imagine o poder que uma performance especial e particular tem para uma pernoite inesquecível no Motel Tarot?
Como não somos bobos nem nada, é claro que nossas suítes contam com barras de pole dance para garantir noites de dar inveja a qualquer um!
Não espere mais e corra para o estúdio de Pole Dance mais próximo de você e escolha sua suíte favorita no Motel Tarot para impressionar o parceiro com suas novas habilidades!
Confira algumas das suítes com barra de Pole Dance do Motel Tarot:
Texto originalmente postado em 21/11/2019 e atualizado em 28/01/2021.