Pompoarismo – Mitos e Tabus
O pompoarismo é uma técnica praticada há milênios e muito difundida na cultura oriental. Apesar de ter uma grande conotação sexual no Ocidente, a prática tem uma forte relação com a saúde da região genital e seus ensinamentos são naturalmente passados de mãe para filha como forma de melhorar a qualidade de vida da jovem e torná-la uma mulher e mãe mais completa e feliz.
Se isso te causa estranheza, dê uma olhada nos benefícios da prática do pompoarismo e entenda como os exercícios fortalecem a Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP) e melhoram bastante a qualidade de vida da praticante.
Então por que vemos essa associação sexual tão forte em torno do pompoarismo?
Tabus do Pompoarismo
O pompoarismo surgiu na Índia e seus conceitos remetem à Yoga Tântrica, mas também sofreu influências tailandesas, sendo muito disseminado por todo o Oriente. No lado ocidental do globo, a técnica ganhou fama a partir da década de 40 com os estudos do ginecologista americano Arnold Kegel, que objetivava encontrar formas não cirúrgicas para o tratamento de incontinência urinária, criando os famosos Exercícios de Kegel para fortalecimento muscular da região perineal.
Culturalmente, a prática chegou ao ocidente após o grande contato dos soldados com as apresentações artísticas de pompoarismo durante as guerras do século XX, assim, sem nenhuma base teórica que explicasse a técnica, eles associavam as apresentações ao sexo, impressionados com a força e controle que as mulheres orientais tinham sobre a vulva e a vagina.
O choque era ainda maior pelos muitos tabus que a cultura ocidental tem sobre os corpos e, principalmente, em relação à região íntima, fazendo com que a naturalidade com que o Oriente praticava o pompoarismo fosse logo relacionado a uma conotação erótica e libidinosa.
Assim, alguns dos principais mitos e tabus acerca do pompoarismo são:
- Prazer Sexual como único objetivo;
As origens da técnica têm como objetivo o autoconhecimento, cuidado com a saúde, bem-estar e autoestima da mulher; fortalecimento da musculatura da região pélvica e saúde em geral. Os benefícios sexuais vieram posteriormente, muito mais como um efeito bônus que como um objetivo.
- Prazer sexual do homem como objetivo;
O homem sempre esteve presente como um agente passivo e secundário, nunca como objeto principal. O pompoarismo traz um aumento de prazer na sexualidade da mulher, dando a ela mais controle e confiança no sexo, o que pode, por sua vez, ser refletido no prazer sentido pelo homem.
- Uso do colar tailandês ou acessórios em geral;
Os acessórios comumente encontrados nos sex shops podem ser utilizados no pompoarismo, mas não são essenciais. Os exercícios podem ser feitos apenas através da contração ritmada e voluntária dos músculos genitais.
- Destinado a mulheres jovens;
Entram em cena o machismo e o etarismo, como em todos os tópicos relacionados ao sexo. Como o pompoarismo foi fortemente vinculado ao sexo e o sexo tem um tabu etário muito grande, conclui-se que apenas jovens mulheres podem praticá-lo, o que é uma clara inverdade. Pelo contrário: o pompoarismo pode trazer benefícios para a saúde e a sexualidade em qualquer fase da vida.
Pompoarismo para Homens
Taí algo que muitos de vocês provavelmente nunca ouviram falar! O pompoarismo pode ser praticado também por homens!
É claro que o chamado Pompoarismo Masculino não é exatamente igual ao feminino, afinal, os corpos e, principalmente, a região íntima, são diferentes. Mas bastam algumas adaptações nos exercícios para que os homens também possam se beneficiar com a prática.
Apesar de diferentes, os exercícios têm o mesmo princípio básico de contração e relaxamento da musculatura pélvica e proporcionam objetivos e efeitos similares, como tratamento de incontinência urinária, benefícios para a saúde, bem-estar e auto-estima, além de melhoras em relação à sexualidade, como o combate a problemas de ejaculação precoce e disfunção erétil.
O exercício regular do pompoarismo promove um autoconhecimento sobre o próprio corpo e as sensações que ele pode proporcionar, uma necessidade super atual e em voga no universo masculino, que vem buscando aprender e redefinir suas percepções e relações com a identidade sexual para vivenciar uma masculinidade mais saudável e prazerosa.
Pompoarismo e Sexualidade
Agora que você já entendeu o que é, de fato, o pompoarismo e sabe como aderir a essa prática pode trazer benefícios diversos para a sua vida, que tal dar uma chance a ela?!
O pompoarismo pode revolucionar o seu olhar para o seu corpo, para a sua saúde e para a forma como sente prazer. Mas lembre-se que antes de sair buscando protocolos pela internet e fazendo exercícios sem saber direito o que são, é fundamental estar com o acompanhamento médico em dia e tirar todas as possíveis dúvidas com seu ginecologista/urologista de confiança!
Nenhuma alteração na sua rotina deve ser feita sem o acompanhamento de um profissional especializado!
Texto originalmente postado em 16/07/2020 e atualizado em 30/06/2022.
Imagem Destacada por Andrey Stakhovskiy via Unsplash