Blog

O Poder do Olfato no Sexo

O olfato sempre foi um dos sentidos mais relacionados ao sexo e à sensualidade. Um bom perfume, um hidratante com um cheiro especial, o poder da aromaterapia, o cheiro da pessoa amada no travesseiro ou nas roupas são gatilhos irresistíveis para lembrar dos bons momentos vividos e despertar aquela vontade gostosa de estar com a pessoa.

Mas você sabe como o cheiro é tão poderoso em nossa psique?

As marcas já descobriram essa resposta há muito tempo e fazem uso extensivo desse saber. Usam e abusam do neuromarketing a fim de despertar em nós gatilhos sensoriais que nos façam desejar seus produtos e serviços e o cheiro é um dos mais utilizados. Se isso funciona com marcas e compra de produtos, como não funcionaria para atrair a pessoa desejada?!

Pois então já passou da hora de desvendarmos esse segredo por aqui e ajudar você a convencer aquela pessoa a vir curtir uma noite no Tarot!

 

A Evolução dos Cheiros

O olfato faz parte do sistema cerebral responsável pelas emoções – isso por si só já dá a letra de como os cheiros aguçam tanto nosso desejo – e isso é explicado pela trajetória evolutiva humana. Explicamos:

Tudo começa com o nervo do olfato e sua ligação direta com o córtex cerebral. Todos os outros sentidos passam pelo tálamo antes de chegar ao córtex. Esse caminho encurtado do olfato torna a sua comunicação com o córtex pré-frontal e o sistema límbico (a parte do cérebro responsável pela razão e a parte responsável pela emoção, respectivamente) mais fácil. Assim, o nervo olfatório ganha um grande potencial para ativar o sistema emocional.

Aves e mamíferos, por sua vez, sofreram algumas mudanças adaptativas que possibilitaram às espécies a entrada de ar pelo nariz. Junto ao ar, entram uma imensa gama de informações nas mucosas olfatórias, que, pela conexão mencionada anteriormente, são levadas diretamente à parte do cérebro que irá interpretá-las e conectá-las às emoções. Ou seja, o sistema emocional de aves e mamíferos, como nós humanos, é o mais desenvolvido do reino animal e diretamente alimentado pelo olfato.

Deixando tudo ainda mais complexo, o olfato é conectado também ao paladar, outro sentido de extrema importância para as experiências sexuais. Os receptores do paladar e do olfato trabalham em conjunto para formar os gostos que sentimos ao colocar algo na boca.

Para ser ainda mais eficiente, há o processo de memória de odores, mecanismo fundamental para a sobrevivência, que facilita a identificação e reconhecimento de quais insumos devemos ou não ingerir, avaliando, a partir do cheiro, se aquele insumo está próprio para consumo, se há necessidade de ingeri-lo e se ele causará uma boa ou uma má experiência para o indivíduo.

O resultado disso tudo é que quando você inunda seu nariz com um cheiro conhecido e que te remete a boas lembranças, seu cérebro já sabe que aquele cheiro corresponde a um evento que te faz feliz e tenta fazer com que você aja para repetir aquela boa lembrança – te dando saudade, vontade e impulsos para que você viva aquele momento novamente.

Por isso, ao sentir o cheiro da pessoa amada na blusa esquecida, vem também um impulso enorme em mandar uma mensagem, uma foto provocante e incitar um convite para um novo encontro! É seu cérebro dizendo que isso pode te gerar mais momentos gostosos para desfrutar!

O mesmo acontece com cheiros ruins, como comida apodrecendo ou cheiro de fumaça – é ligado um sinal de alerta no cérebro para impedir que você corra riscos ao ingerir alimentos estragados ou fique muito próximo ao fogo, por exemplo. Assim como sentir o cheiro de alguém com quem você teve uma experiência desagradável também pode provocar repulsa ou aversão, fazendo com que você mantenha distância da pessoa.

 

Cheiros Sensuais

E não para por aí! O olfato tem ainda outros papeis na atração e no sexo.

Estudos publicados na revista científica Archives of Sexual Behavior indicam 2 outras habilidades do olfato, uma para homens e outra para mulheres.

A primeira diz respeito à relação entre um olfato apurado e o prazer sentido no sexo. As evidências foram validadas para ambos os gêneros, mas mostrou-se mais potencial entre as mulheres, apontando que os indivíduos com olfato mais apurado eram os que tinham mais prazer sexual.

Os questionamentos da pesquisa iam além do orgasmo, abordavam desejo, frequência sexual e percepção de prazer, além da análise da sensibilidade olfativa dos participantes e os dados apontaram que quem apresentava uma maior capacidade de percepção de cheiros também registrava mais orgasmos na relação sexual.

Um dos argumentos para a relação entre olfato e prazer no sexo indicada pelos pesquisadores é que a percepção dos odores corporais, como fluidos vaginais, esperma ou suor, geralmente com cheiros muito sutis, enriquece a experiência sexual. E que o cheiro potencializa as sensações durante o sexo ninguém duvida, não é mesmo?

Já a segunda pesquisa, realizada pela Universidade de Kent, no Reino Unido, revelou, através de 3 experimentos diferentes, que os homens eram capazes de indicar, cheirando amostras de suor, quais mulheres estavam ou não excitadas e, além disso, sugeriam que o cheiro das mulheres que estavam sexualmente excitadas era mais atraente, aumentando seu interesse sexual.

Segundo os cientistas, a conclusão é que o organismo usa o cheiro exalado como mecanismo para atrair possíveis parceiros sexuais.

E essa atração pode não ser aleatória. Afinal, por experiência própria, você já deve ter percebido que o mesmo cheiro não atrai as mesmas pessoas, não é mesmo? Então, como funciona esse encaixe?

Uma possibilidade é apontada pelo estudo publicado na revista científica Nature e indica que a resposta recai no sistema imunológico, representado pelo antígeno HLA, sistema que permite o organismo identificar células de possíveis ameaças, como vírus e bactérias.

Segundo esse estudo, procuramos parceiros cujo HLA seja o mais diferente do nosso, ou seja, buscamos parceiros que complementem nossa capacidade de perceber ameaças à nossa saúde. E pra que queremos isso? Simples: para o organismo, o intuito do ato sexual é a procriação e ao nos relacionarmos com um organismo complementar ao nosso, aumentamos as chances de gerarmos filhos com um sistema imunológico mais completo e potente, sofrendo menos riscos de adoecer e tendo uma maior chance de sobrevivência.

 

Sexo, Cheiro, Prazer e Sedução

E a gente achando que o poder do olfato no sexo era só feromônios, não é mesmo?

Seja por prazer, seja por evolução, seja por prevenção e saúde, o fato é que não dá pra ignorar o impacto dos cheiros na hora H. Não sabemos ao certo como controlar o cheiro que nosso organismo exala no ambiente nem quais pessoas conseguiremos atrair com ele, mas podemos agir naquilo que podemos controlar!

Se você quer testar essa descoberta e potencializar suas próximas transas, aposte no uso de velas, óleos essenciais, sais de banho, óleos de massagem, perfumadores de ambiente.. há muitas opções para inserir um cheirinho gostoso e provocante no ambiente! Demos algumas dicas em Aromaterapia, dá uma olhada lá e conta pra nós qual seu método favorito!

As suítes do Motel Tarot também disponibilizam um cardápio com opções de óleos de massagem e sais de banho! Aproveite!

 

Texto originalmente postado em 18/06/2020 e atualizado em 30/05/2022.

Imagem Destacada por  drobotdean via br.freepik.com

Deixe um Comentário

Contato

  • Rua Augusto Zibarth, 447 Uberaba – Curitiba/PR – CEP: 81560-360
  • (41) 3286-4171
  • (41) 99698-5643